Kardec e Platão
Kardec, em O Evangelho Segundo Espiritismo e em outros pontos da doutrina, faz alusão a filosofia Platônica, mostrando mais de uma vez os pontos em comum que ambas tinham, utilizando do conceito filosófico que se algo é verdade, é verdade para tudo e para todos para mostrar que determinadas ideias espíritas não eram somente espíritas, mas eco da verdade absoluta que emana e perpassa toda a realidade!

A Fé Raciocinada, Deus, Verdade e Platão
Sendo Deus único, há que se esperar que a verdade não seja relativa, mas única, assim como ele, e que ela mesma, por mais difícil de se enxergar que seja, seja a mesma não importa a época da humanidade.
Kardec desenvolve raciocínio parecido quando explica a fé raciocinada, dizendo que a verdadeira Fé Raciocinada deve ser capaz de enfrentar a razão em todas a épocas da humanidade!
Quando o individuo começa a dar a sua opinião o status de verdade, significa que ele perdeu o amor a verdade, que essa, já não interessa mais a ele!Interessa mais a forma como ele gosta de ver a vida do que a vida como realmente é! – Lucia Helena
Platão
Recomendamos então que conheçamos Platão, sua obra e sua vida!
Um bom local para começar a se conhecer Platão é pelo vídeo da nossa querida Lucia Helena, que trás em seu pouco mais de uma hora de duração de palestra, os pontos principais das ideias Platônicas e mesmo que de soslaio, nos permite começar a desvendar a cortina de fumaça de nossas percepções e ideias!
Referências
PLATÃO – Federação Espírita do Paraná
Sócrates e Platão: precursores do Espiritismo – O Consolador
Sócrates e Platão: Precursores do Espiritismo – Centro Espírita Ismael
Sobre o Autor
Com mais de 10 anos de experiência em TI, é especialista no ecossistema Microsoft/C# e .Net, atuando com desenvolvimento, integração contínua, documentação e liderança técnica.
Fluente em português e inglês, valoriza lógica, inovação e aprendizado contínuo.
Apaixonado por café e música, aplica sensibilidade e estratégia na resolução de desafios.
Mantenedor do site Uniespiritas.
Ótima recomendação de vídeo
Muito obrigado!
De fato, a introdução que a Lucia Helena faz dos temas, ainda que sejam só pincelados mostra a profundidade do que estamos lidando, e como, na maioria das vezes, só um primeiro contato já nos ajuda a melhorar individualmente!
Belo texto. A fé raciocinada não tira mérito da humanidade, somos responsáveis pela ação e consequência. A verdade é única, e se deve tomar cuidado com a razão quando estamos com imersão do tema, pois razão de mais, pode impactar no foco do indivíduo no ato de acreditar e ter fé no invisível!
Muito obrigado pelo seu comentário e elogio! Concordo que a fé raciocinada nos convida a um equilíbrio entre razão e crença, incentivando a responsabilidade sobre nossas ações e consequências. Kardec nos mostra que a fé verdadeira não teme a razão, pois se fortalece com o entendimento. Ao mesmo tempo, como você bem destacou, é importante não perder a sensibilidade ao sutil e ao invisível. Encontrar esse ponto de harmonia é um desafio e um aprendizado constante!
Bom texto, gosto de tudo que for filosofia, e Platão é um dos meus preferidos.
Obrigado Toninho, ele vem se tornando um dos nossos favoritos conforme estudamos! Agradeço o Elogiou, você é muito gentil!
Texto esclarecedor sobre a fé raciocinada e sobre a verdade única.
Contém ferramentas salutares sobre a reflexão do tema, inclusive o vídeo sugerido. Gratidão!
Fico feliz que o conteúdo tenha sido esclarecedor para você! A fé raciocinada nos convida a refletir profundamente, buscando a verdade com discernimento e consciência. Que as ferramentas compartilhadas possam continuar sendo úteis em sua jornada de aprendizado e crescimento. Gratidão pelo seu retorno!