O Larzinho Chico Xavier
Nós aqui do UniEspíritas conhecemos o trabalho d’O Larzinho Chico Xavier através do Instagram, conversamos um pocuo com o pessoal deles e vimos como o trabalho era interessante, uma boa ideia, positiva socialmente e que merecia ser divulgada, seguem algumas informações tiradas direto do site deles.
O Larzinho Chico Xavier é uma entidade sem fins lucrativos criada para o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco social, ou seja, aquelas que por suas circunstâncias de vida estão sujeitas à violência, negligência ou abandono, situações que ocasionam privações de ordem afetiva, cultural ou socioeconômica que desfavorecem o pleno desenvolvimento bio-psico-social. Normalmente são atos cometidos por familiares ou parentes próximos.
Um Pouquinho da História
O Larzinho Chico Xavier nasceu em 1995 por iniciativa da nossa fundadora, Maria Expedita de Souza Ávila, para prática da caridade.
A concepção da idéia é curiosa
Mãe de duas filhas já maiores de idade na época, nossa fundadora tinha a intenção de acolher duas ou três crianças na faixa dos 10 anos de idade, com poucas chances de serem reintegradas ou adotadas, para apoiá-las até a maioridade, se ficassem até então, é claro.
Quando essas conseguissem se estruturar para viver com independência após os 18 anos, mais duas seriam acolhidas, e assim por diante. Na época o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ainda não havia sido alterado pela Lei nº 12.010/2009, que impõe as autoridades da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (Vara da Infância, Ministério Público, Defensoria, Conselhos Tutelares e todos os outros órgãos responsáveis) um limite de permanência em programa de acolhimento institucional por até 2 anos (art. 19 §2º da referida Lei). Na prática, antes da Lei as crianças ficavam acolhidas um longo tempo…